Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado por teatro e pelos múltiplos sentimentos vividos ao vivo. Se não bastasse isso, o que mais me emociona é quando vejo esta forma de arte sendo apresentada para novas gerações e sua magia sendo mantida.
Seguindo esta linha de raciocínio, foi com muita alegria que recebi a notícia de uma adaptação de Shakespeare para o público infanto-juvenil, ainda mais com a presença de uma grande artista que amo tanto (que falarei mais pra frente neste texto).
Em uma versão lúdica, “Sonho de Uma Noite de Verão” se inicia com o Duque Teseu, que se prepara para casar com Hipólita. Antes do casamento, Teseu é chamado para resolver uma disputa amorosa envolvendo a romântica Hérmia (Beatriz Galoro) e o seu pai Egeu, pois ela ama Lisandro (Mau Fiori), mas ele tem a ideia de forçá-la a casar-se com Demétrio (Pietro Alonso). Diante deste impasse, Lisandro propõe à sua amada que ambos fujam de Atenas, ela concorda e conta o seu plano à sua amiga Helena (Juliana Akemi), que morre de amores por Demétrio. Com isso, Helena acaba informando-o da fuga, a fim de ficar sozinha com ele na floresta.
Os quatro então entram em uma floresta povoada por elfos, fadas e outros seres encantados. Ao mesmo tempo, Oberon (Vinny Guimarães), O Rei dos Duendes, arma com o elfo Puck (Eduardo Martins), um plano envolvendo uma flor mágica, que fará com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser que vir pela frente, com a intenção de pregar um peça na rainha das fadas Titânia (Francis Helena Cozta) e sua fada corte Flor de Ervilha (Anna Luiza Cuba). Porém, Puck arma uma enorme confusão, fazendo com que todas as paixões pela magia sejam surpreendentes e levando a situações bem inusitadas.
Logo no início, o espetáculo já mostra ao que veio, com a Anna Luiza entrando nos fundos do teatro e interagindo com as crianças presentes na plateia. Interação, inclusive, é a palavra mágica da peça e a Anna faz isso com maestria, as crianças já ficam encantadas logo de cara com ela e ficam atentas com o desenrolar da história.
Eduardo Martins e Beatriz Galoro também são dois grandes destaques, ele por seu timing cômico muito bom e pela interpretação magistral ao fazer um personagem amigo do público e ela com toda a sua carga visceral de emoções, chamando a atenção do público mais velho que esteja acompanhando a peça.
Agora, retornarei ao início do texto e fazer menção à artista que simplesmente rouba a cena e me fez ter orgulho de ser fã. Juliana Akemi se entrega de uma forma tão bela à sua personagem que me emociona, ela está tão bem em seu papel que, por mais que seja uma história ficcional e de fantasia, a impressão que me deu é de que a Helena realmente existia.
O cenário e a trilha sonora também merecem os nossos aplausos, dando um clima medieval muito interessante e, em especial, os 20 minutos finais trazem dois números musicais incríveis e que fazem valer toda a peça. Neste momento, a Ju (me permitam ser parcial e chamar esta artista sendo eu um fã) arregaça com um controle vocal maravilhoso, quem for assistir irá se surpreender.
Muitas referências também para os outros atores e atrizes da produção, comandada por Luccas Papp, que soube de maneira muito assertiva fazer uma adaptação de um clássico dos clássicos.
“Sonho de Uma Noite de Verão” está em cartaz em São Paulo no Teatro das Artes (Shopping Eldorado), sempre aos sábados e domingos às 15:00. Além da bilheteria do teatro, os ingressos também poderão ser adquiridos pelo Sympla.
Diante de tamanha qualidade, digo que a peça é necessária não apenas para crianças, mas também para amantes de teatro de todas as idades. E como é sempre necessário dizer: viva a arte!
Direção Geral e Adaptação: Luccas Papp
Elenco: Anna Luiza Cuba, Beatriz Galoro, Eduardo Martins, Gabriel Tite, Juliana Akemi, Lucas Corrêa, Mau Fiori, Pietro Alonso, Ricardo Koch Mancini, Victor Lazzari, Vidgóy e Vinny Guimarães
Atriz Convidada: Francis Helena Cozta
Stand-ins: Jack Silva e Priscila Cammarosano
Assistência de direção: Letícia Monezi
Desenho de luz: Gabriele Souza
Direção Musical: Kelly Martins
Figurino: Thaís Boneville
Cenografia: Luccas Papp
Visagismo e caracterização: Rhaissa Samas
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes.
Produção Executiva: Giulia Martins e Guilherme Bernardino
Assistência de Produção: Richard Lake
Realização: LPB Produções
Gostou do post? Entre na página do blog no facebook (https://www.facebook.com/MundoCultural/?fref=ts) e divulgue para os seus amigos. Curta também a página, nos siga no instagram (@culturalmundo) e fique sabendo de tudo sobre o blog, além de conteúdos exclusivos.