Como sou apaixonado por biografias! Para quem ainda não sabe, leio muito e quero ler ainda mais, porque o mundo dos livros é um universo onde somos transportados a histórias reais ou de ficção, mas sempre marcantes de alguma forma para os amantes da leitura. Seguindo essa lógica, as biografias me chamam ainda mais a atenção e vejo com ótimos olhos quando são lançadas obras que contam a trajetória de alguma banda que gosto muito.
Recentemente, aproveitando 0s 40 anos de banda e o seu retorno, foi relançada “A Vida Até Parece Uma Festa”, livro que mostra a história completa dos Titãs, que é mais do que uma banda, é uma reunião antológica constante de grandes músicos e compositores do rock nacional.
Desde os primórdios do grupo, as amizades dos tempos de escola, a fraterna relação desde sempre com o mestre Serginho Groisman, além de alguns perrengues. O início do livro é sensacional e os escritores Hérica Marmo e Luiz André Alzer te conduzem ao universo titânico de forma muito natural e impactante, sendo uma história muito bem contada.
O que mais me encantou nesta obra foi saber as curiosidades da gravação de cada álbum e como foi o processo de escolha das músicas, os desafios e bastidores para a gravação do acústico MTV, além do processo de renascimento da banda a cada vez que um integrante saía. A sensação que eu tive foi ter estado em cada estúdio de gravação, escutando atentamente cada briga, cada discussão e cada showzaço antológico feito por estes caras que desde o início fizeram história no rock internacional.
Também não posso deixar de mencionar o momento mais triste e ao mesmo tempo mais lindo do livro: ao contarem sobre a partida do eterno e saudoso Marcelo Fromer, os escritores tiveram muita sensibilidade ao relatar um momento extremamente delicado, mas ao mesmo tempo que mostrou a força do amor dos integrantes, uns pelos outros, e por seus filhos, amigos e grande família. E é justamente aí que entra os detalhes da trajetória da Família do Marcelo, em especial a Alice Fromer, a mais nova titã (que já fez história na turnê de reencontro) e filha de Marcelo, uma artista e pedagoga que sou fã de carteirinha.
Não quero me adentrar em muitos detalhes, para não dar muitos spoilers, mas garanto a todos vocês, que me acompanham nestes textos: ler “A Vida Até Parece Uma Festa”, mostra que a vida sim pode ser uma festa e de preferência com muita música dos Titãs como trilha sonora. É por isso que esta biografia é o meu livro de cabeceira e pode ser comprado nas livrarias online e físicas de todo o Brasil.
Gostou do post? Nos siga no Instagram (@culturalmundo) e fique sabendo de tudo sobre o blog, além de conteúdos exclusivos.