O tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro levou mais de 5 mil pessoas ao Parque Cidade, em Limeira, na manhã deste domingo (7). Com o tema “Inteligência Artificial x Inteligência Humana – Os desafios na evolução da tecnologia”, o evento celebrou a Independência do Brasil e trouxe reflexões sobre os impactos da tecnologia na sociedade.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Murilo Félix, do vice-prefeito Fabiano D’Andrea, do deputado federal Miguel Lombardi e de autoridades civis e militares, como o Major Porcídio e o Capitão Munhoz, representando o 36° Batalhão de Polícia Militar (36º BPM/I), sediado em Limeira; o comandante do Corpo de Bombeiros de Limeira, tenente Lucas Félix da Silva; o chefe de instrução do Tiro de Guerra (TG), subtenente Renato Santos de Paula; além de secretários municipais e vereadores.
O prefeito Murilo Félix, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Luciana Félix, e das duas filhas, destacou a importância da atividade cívica. “O Desfile de 7 de Setembro simboliza a união dos diferentes setores da nossa sociedade. Essa celebração fortalece em nós a tranquilidade necessária para enfrentar os desafios e inspira a entregar o melhor à população limeirense”, afirmou.
Já o envolvimento de escolas, crianças e adolescentes foi observado por Miguel Lombardi como fundamental para despertar os valores relacionados ao civismo. O deputado federal também ressaltou a importância da democracia e da liberdade. “O Brasil é um país democrático, temos liberdade para estar aqui hoje comemorando esta data. Viva o Brasil”, afirmou.
Um dos pontos altos do desfile foi a chegada ao palanque das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Limeira, conduzidas pelo Tiro de Guerra. A Corporação Musical Arthur Giambelli, fundada há 93 anos, executou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino a Limeira, sob a regência do maestro Leandro Pereira.
Participações
Ao todo, 1.720 pessoas desfilaram no Parque Cidade, representando 24 instituições, entre escolas, entidades socioassistenciais, escoteiros, secretarias municipais e bandas marciais. A programação contou ainda com apresentações do grupo Patina Limeira, que arrancou aplausos do público com acrobacias, e de idosos atendidos pelo Ceprosom, que contagiaram a todos com simpatia.
Dentre as instituições participantes, estavam: Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, além de escolas da rede municipal e particular, como Meu Cantinho, Chico Bento, Pequeno Urso, Colégio Tarsila do Amaral, e a escola Brink Bem, que apresentou o Hino a Limeira em Libras, arrancando aplausos do público.
Também desfilaram representantes de grupos de escotismo, como o 362º Grupo Escoteiro Limeira, o Tupinambás 543º/SP e o Tatuibi 51º/SP, e instituições como Soka Gakkai, Narcóticos Anônimos, Assembleia de Deus – Belém, os Desbravadores e Aventureiros, Força Patriota Estudantil (Fope) e Banda Marcial Senai Luiz Varga, que encerrou oficialmente o desfile.
O secretário de Turismo e Eventos e presidente da Comissão de Civismo, Silvio Britto, avaliou positivamente o desfile e falou sobre a comemoração em torno da data. “A cidade ganha com esse momento especial, que exalta nossa Pátria. A expressiva presença das famílias no Parque Cidade fortalece o sentimento de patriotismo e reforça os laços de união e civismo em nossa comunidade”, afirmou.
O evento recebeu, ainda, a presença do 1° tenente Franklin, ex-chefe de instrução do TG (militar do Exército mais antigo presente ao evento), do secretário adjunto de Segurança Pública e Defesa Civil, Henrique Paes, e do subcomandante da Guarda Civil Municipal, André Hailer.