A Trope, consultoria de Geração Z e Alpha, e a TV Globo, emissora de TV aberta líder em audiência no país, firmaram uma parceria com foco na Geração Z. Essa colaboração nasceu com o objetivo de alinhar a linguagem de algumas ativações da marca TV Globo aos gatilhos de conversa que ressoam com esse público mais jovem durante a CCXP, o maior festival de cultura pop do mundo.
A proposta tinha como propósito conectar estratégias de comunicação que pudessem atingir tanto o online quanto o presencial, ampliando assim o impacto das ações no evento, conseguindo um engajamento cada vez maior. Além disso, o projeto buscava fortalecer o alto nível de reconhecimento da TV Globo, criando uma conexão ainda mais forte com o público jovem.
Segundo Luiz Menezes, fundador da Trope, o objetivo foi desenhar a estratégia em conjunto com a marca, de modo a trazer nativos digitais para o centro da tomada de decisão, assim como atingir os novos consumidores de maneira integrada e assertiva. Participaram desse projeto os creators: @eulucaspaiva, @henrikress, @sembabozera, @caioobar, @mahagess, @esdrascomedy e @oenzobaracho.
Luiz pontua que a expectativa era alta, mas os resultados foram os melhores possíveis. “O intuito era impulsionar conversas para além do evento e do estande físico. Fazer parte da cultura pop é se inserir em narrativas pré-existentes, de maneira nativa, e não querer criá-las de forma forçada, o que gera desconexão com os novos consumidores. E olhando os resultados das estratégias executadas através de creators e de conteúdos das redes da TV Globo, é notório que foi possível dar esse passo”, ressalta.
Ao todo, o projeto contou com 126 creators, com 381 conteúdos cocriados, o que gerou mais de 10 milhões de impactos orgânicos. Os criadores de conteúdo realizaram uma cobertura das redes sociais, tanto da TV Globo como em seus perfis pessoais, estando presente nas ativações no stand da marca, garantindo assim talkability e reforçando a presença da TV Globo dentro e fora do evento.
Relação da Geração Z com a TV aberta
Luiz explica que existe essa falsa lógica de que a GenZ não consome mais TV aberta, o que não condiz com a realidade do cenário brasileiro. “Compreender, enquanto negócio, que a Geração Z representa mais de 51 milhões de pessoas só no Brasil, um país continental, é também dar abertura para acessar que a estratégia para se conectar com esse público não pode ser uma só, não é mais linear, e envolve a conexão integrada entre a TV e o digital”, revela.
Durante a CCXP 2024, A Globo preparou um estande especial com 1.000m², onde o público pode participar de experiências interativas de conteúdos TV Globo e do Globoplay e se conectar com o elenco e produções que serão lançadas em 2025 ou que fazem parte da história da marca, em celebração aos 100 anos. E no último dia, a TV Globo contou novidades sobre o aguardado remake da novela Vale Tudo, em um painel no palco Thunder com a presença do elenco principal.
De acordo com Samantha Almeida, diretora de marketing da TV Globo, a parceria com a Trope foi e é importante para ajudar a tornar os conteúdos – realities, novelas e transmissão de esportes -, cada vez mais relevantes dentro do contexto da cultura pop e entretenimento para a Geração Z. “Queremos ouvir cada vez mais essa geração, e de forma consistente, trazendo as pessoas para perto, uma vez que não é sobre dar voz às novas gerações, mas sim escutá-las verdadeiramente”, finaliza.