Considerada controversa, a edição comemorativa de 40 anos do Rock In Rio trouxe algumas apresentações bem interessantes.

Passada quase uma semana de seu término, a edição comemorativa do Rock In Rio trouxe muitos mais motivos para se lamentar, de acordo com o público, que reclamou da escalação dos artistas e da qualidade do som do festival. Mesmo assim, para mim, este ano trouxe apresentações bem interessantes e que mostraram o quanto a música pode ser um poderoso instrumento de boas vibrações. Abaixo, listo os 12 melhores shows do Rock In Rio 2024. Importante frisar que este ranking foi elaborado com base nos shows que consegui assistir e em meu gosto pessoal, portanto não é oficial, mas feito para compartilhar e realçar o poder da música!

12º: Journey

Foto: Mike Savoia/Reprodução Instagram

Criticada por uma multidão, a apresentação do Journey não foi tão ruim para mim. Pelo contrário, apresentou momentos bem interessantes, como a guitarra maravilhosa e visceral de Neal Schon em vários solos e a nostalgia criada com músicas que atravessam gerações. O vocalista Arnel Pineda teve alguns problemas de retorno e sua performance vocal foi prejudicada, mas sua luta de ter levado o show até o fim e mesmo diante de tantos desafios, ter apresentado uma boa performance, merece os aplausos.

11º: Ed Sheeran

Foto: Leo Franco/AgNews

O formato minimalista do show de Ed Sheeran foi algo que me chamou muito a atenção, pois o artista encarnou praticamente a banda de um homem só, dando comandos em pedais e gravando bases em teclados. Além disso, o setlist foi muito bem escolhido, priorizando grandes clássicos, mas sem deixar de lado alguns Lados B interessantes de seu repertório. Também deve-se ressaltar o carisma de Sheeran em comandar a plateia a cada grande hit mostrado.

10º: Mariah Carey

Foto: Leo Franco/AgNews

Que Mariah Carey é uma grande diva, isso todos já sabem. Agora, até os fãs mais fervorosos não esperavam que o show da rainha no Rock In Rio fosse tão perfeito assim. O setlist foi perfeito, os vocais de Mariah foram inspiradíssimos (sem nenhum playback) e a banda estava em perfeita sintonia com a cantora, que se mostrou bem simpática ao agradecer o público pela presença.

9º: Para Sempre Sertanejo

Foto: Wagner Meier/Getty Images

Quando foi anunciado que o sertanejo teria espaço neste ano no Rock In Rio, muitos torceram o nariz, pois não acreditavam (e ainda não acreditam) que o festival deva abrir espaço para outros ritmos fora do rock. Porém, Chitãozinho e Xororó provaram que este gênero musical pode quebrar muitas outras barreiras e o show “Para Sempre Sertanejo” no dia Brasil foi espetacular, com um grande repertório de sucessos (a voz de Xororó em Se Deus Me Ouvisse é surreal), uma banda fabulosa e a presença da sinfônica de Heliópolis e de convidados mega especiais: as cantoras Simone e Ana Castela e o cantor Júnior.

8º: Ivete Sangalo

O show de Ivete Sangalo foi tão emblemático que até voar no meio do público a cantora fez. Com uma entrega fora do comum e uma banda surreal, Ivete mostrou o porquê que é sempre chamada em todas as edições do Rock In Rio, pois é garantia de um showzaço que levanta o público.

7º: Imagine Dragons

Foto: Wilton Júnior/Estadão

Dan Reynolds é o vocalista da banda e tem um carisma fora de série! Ele conduz quase duas horas de espetáculo como se fosse algo moleza de fazer, olhando nos olhos do público a todo instante e também dizendo falas muito necessárias, como a importância de se cuidar da saúde mental. O repertório do show foi fantástico e as 100 mil pessoas que estiveram presentes naquele momento certamente vivenciaram uma noite magicamente especial.

6º: Shawn Mendes

Foto: Leo Franco/AgNews

Percebia-se facilmente que Shawn Mendes estava muito feliz em se apresentar novamente no Brasil e fez um show digno de ser memorável para a história do festival! Além de arranjos mais pesados do que os originais (preparados para uma apresentação deste porte), as canções estavam na ordem perfeita, como se estivessem contando uma história com início, meio, mas sem um fim, pois as canções de Shawn estão sempre presente na memória dos brasileiros. Parabéns também para os excelentes músicos que o acompanharam

5º: Jão

Foto: Leo Franco/AgNews

O conceito artístico que Jão e toda a sua banda e equipe trazer é algo fora de série! Tudo, absolutamente tudo é milimetricamente pensado para proporcionar o melhor espetáculo para o público e novamente isso foi sentido no Rock In Rio. Todos os figurinos, todo o cenário e a ideia de levar fãs para assistir ao show no palco, tudo foi genial! Todas as músicas foram bem executadas e preciso destacar o carisma e talento surreal de Alana Alberg, baixista da banda e que rouba a cena sempre que aparece!

4º: Katy Perry

Foto: Mauro Pimentel/AFP

Confesso que quando Katy Perry foi anunciada, meu coração de fã já ficou pulando de alegria e fiquei ansioso para verificar o que uma das rainhas do pop prepararia para o público brasileiro, que a ama tanto! Ela sente tanto este amor que fez questão de marcar o lançamento de seu mais recente álbum para o dia do show e algumas faixa dele estiveram presentes no repertório do espetáculo, que já começaram com ela pendurada cantando uma música forte sobre o poder da mulher! A energia das pessoas cantando cada hit foi algo sensacional e que com certeza a emocionou muito, sem dúvida um dos maiores shows da carreira de Katy.

3º: Ne-Yo

Foto: Meier/Getty Images

Ne-Yo já havia nos surpreendido ano passado, em uma apresentação de tirar o fôlego no The Town (festival coirmão do Rock In Rio), mas neste ano ele conseguiu se superar na cidade do rock. O show foi recheado de hits, certamente com alguma canção que marcou a adolescência dos anos 2000, uma banda muito bem posicionada e todo o carisma poderoso do artista, que novamente convidou três brasileiras para subir ao palco, o ponto alto do espetáculo.

2º: NX Zero

Foto: Francisco Izquerdo/Tracklist

NX Zero é uma das bandas da minha vida e como disse no início do texto, este ranking é bem pessoal mesmo, sem nenhuma imparcialidade! Dito isso, o show que os meninos fizeram no Palco Sunset, marcando supostamente o fim da turnê de reencontro (digo supostamente, porque acredito que eles ainda terão muita lenha pra queimar), foi algo inexplicável! Cada canção me emocionou profundamente e todos estavam muito bem inspirados, com vontade de fazer o show de suas vidas e foi exatamente isso que tocou meu coração!

1º: Iza

Foto: Eduardo Carmim/Estadão Conteúdo

Falar da representatividade de Iza é chover no molhado, mas ao mesmo tempo sempre necessário! O que essa mulher fez neste show do Rock In Rio foi algo muito grandioso, pois exaltou a força feminina, homenageou grandes divas pretas que fizeram parte de sua formação musical, apresentou um repertório impecável, sem faltar nada, e também esteve ao lado de uma banda gigantesca no talento! É por conta de todos estes fatores que para mim, este foi o melhor show do festival!

Sei que muitos poderão não concordar com este ranking, mas através dele, quis mostrar que não importa o gênero musical, não importa a música, se ela te emociona, se ela te traz um sentimento especial, ela pode fazer parte de um grande espetáculo!

Gostou do post? Nos siga no Instagram (@culturalmundo) e fique sabendo de tudo sobre o blog, além de conteúdos exclusivos.