Convidamos a Dra. Gladys Arnez Médica Neurologista, especialista em tratamentos com Toxina Botulínica na Neurologia , para falar sobre o assunto.
O aumento dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em jovens, tem chamado a atenção de especialistas em saúde ao redor do mundo.
MAS, AFINAL O QUE DE FATO É O AVC?
Segundo a Dra. Gladys, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição médica grave que ocorre quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro é interrompido ou reduzido, impedindo que o tecido cerebral receba oxigênio e nutrientes. Isso pode resultar na morte das células cerebrais e causar danos permanentes.
Ela diz que é crucial conscientizar o público sobre os sinais e sintomas do AVC, bem como promover hábitos de vida saudáveis e medidas preventivas, pois a detecção precoce e o tratamento imediato podem salvar vidas e reduzir as chances de sequelas graves após um episódio de AVC.
Os sintomas prévios podem incluir :
As consequências do AVC podem ser extensas, variando de fraqueza muscular e perda de controle dos movimentos a dificuldades de comunicação e alterações na visão.
– Dores de cabeça súbita e intensa,
– Fraqueza ou formigamento em um lado do corpo,
– Confusão mental,
– Dificuldade na fala ou compreensão, – Alterações na visão,
– Desequilíbrio, tontura ou alteração no andar.
O TRATAMENTO
O tratamento do AVC depende do tipo e da gravidade. No entanto, hoje temos uma grande aliada no tratamento das sequelas de AVC: A Toxina Botulínica.
A toxina botulínica é uma ferramenta valiosa no tratamento das sequelas do acidente vascular cerebral (AVC) e a Dra. Gladys Arnez sabe bem como lidar com este tratamento, uma vez que ela é especialista nos tratamentos utilizando a Toxina Botulínica dentro da Neurologia.
A espasticidade é comum em pacientes que sofreram um AVC. Ela se manifesta como movimentos diminuídos e músculos rígidos, muitas vezes resultando em deformidades, como a mão em forma de garra.
Desta forma, a toxina botulínica pode ser aplicada para relaxar os músculos afetados – explica a Dra Arnez:- Ela funciona bloqueando as terminações nervosas, impedindo que os neurotransmissores sinalizem ao músculo para se contrair.
Quanto aos Resultados esperados, a Dra. Gladys aponta a Redução da espasticidade, melhora da mobilidade e facilitação das atividades.
Espera-se deste tratamento, a melhora da mobilidade e prevenção de complicações relacionadas à contratura.
Além da espasticidade, a Toxina Botulínica também pode ser usada para tratar outras sequelas do AVC, como a sialorreia (salivação excessiva).
Os resultados variam de acordo com o paciente, mas geralmente incluem melhora funcional e alívio dos sintomas.
Lembrando que o tratamento com toxina botulínica deve ser realizado por profissionais qualificados e individualizado para cada paciente.
Por isso, a Dra. Gladys Arnez, alerta sobre o cuidado em procurar um médico especialista para avaliar suas necessidades específicas.