Criação foi motivada pelo aumento de ocorrências de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos e outros bichos. De acordo com Polícia Civil, atualmente existe apenas uma delegacia eletrônica, em São Paulo, dedicada exclusivamente aos crimes contra animais.
Por: G1
Pensando em aumentar a proteção aos animais e possibilitar investigações detalhadas, o Distrito Federal vai criar a primeira delegacia de proteção animal do Brasil, segundo a Polícia Civil do DF. Atualmente, segundo a corporação, existe apenas aDelegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa), em São Paulo, que atende, via internet, denúncias de maus-tratos contra animais.
A delegacia de Brasília vai funcionar no complexo do Departamento de Polícia Especializada (DPE) e terá uma equipe de delegados, agentes e escrivães. O projeto, faz parte das medidas adotadas pelo governador reeleito, Ibaneis Rocha (MDB), durante a transição para o segundo mandato, que começa em janeiro de 2023.
Aumento no número de ocorrências
Animais mortos são encontrados em congeladores e sacos de ração em suposto abrigo no DF
Entre 2019 e 2021, a Polícia Civil do Distrito Federal registrou 958 boletins de ocorrência de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos e outros animais no DF. Veja a evolução ano a ano:
- 2019: 243 ocorrências
- 2020: 315 ocorrências
- 2021: 400 ocorrências
“Os crimes relacionados a maus-tratos contra os animais crescem ano após ano. De 2021 para 2022, tivemos um aumento de 65% no número de ocorrências no DF, diz o delegado Darbas Coutinho.
Com a nova delegacia, a Delegacia do Meio Ambiente (Dema) vai passar por mudanças. Uma delas, de acordo com o governo, será o foco de atuação na investigação de crimes ambientais, como o parcelamento ilegal do solo, por exemplo.