sábado, 20, abril 2024
spot_img
HomeBrasilGambá 'armado' com garfo enfrenta guarda marítimo em Arraial do Cabo, RJ;...

Gambá ‘armado’ com garfo enfrenta guarda marítimo em Arraial do Cabo, RJ; VÍDEO

Cena inusitada foi registrada na manhã desta terça-feira (30) por um agente da Guarda Marítima Ambiental na Praia do Forno. Na imagem é possível ver que há lixo espalhado pelo local. Guarda informou que lixo é levado pela maré e local precisa ser limpo todas as manhãs.

Por Rodrigo Marinho e Mayara Rodrigues, g1 — Arraial do Cabo

Um gambá segurando um garfinho de madeira foi flagrado em vídeo “enfrentando” um agente da Guarda Marítima Ambiental de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na manhã desta terça-feira (30).

O registro foi feito pelo guarda Marcos Teixeira. No vídeo, ele comenta a situação inusitada.

“Uma gambázinha aqui, oh. Armado pra cima de mim ainda, com um garfo. Se defendendo com um garfinho e um palitinho. Pra quem diz que [animal] não sabe se defender… Aí, oh”, diz Marcos no vídeo.

A Guarda Marítima e Ambiental de Arraial do Cabo esclareceu que o animal do vídeo é da espécie Philander frenatus, também conhecida como Cuíca-de-quatro-olhos, e popularmente chamado de gambá na região.

Gambá é flagrado “armado” com garfinho de madeira em Arraial do Cabo, no RJ — Marcos Teixeira/Guarda Marítima Arraial do Cabo

O que também chamou a atenção nas imagens foi a quantidade de lixo no local. É possível ver canudos, uma garrafa plástica, copos e talheres descartáveis.

A Praia do Forno é um local turístico e, para acessar a praia, é preciso passar por uma trilha ou seguir de barco até o local. Na entrada da trilha, existe uma equipe de fiscalização que orienta os visitantes sobre o que pode e o que não pode ser usado para evitar poluição sonora e ambiental, como a que foi registrada no vídeo.

A Guarda Ambiental informou que o material registrado chega diariamente pela maré e todos os dias pela manhã é retirado pelo órgão responsável. Ainda segundo o município, na baixa temporada, cerca de 5 toneladas de lixo chegam nas praias da cidade levados pelo mar.

“É importante as pessoas se conscientizarem na hora de descartar os resíduos porque o que é jogado no mar e nos rios volta pra gente e, mais cedo ou mais tarde, vai dar dor de cabeça pra gente. E quem dera se toda dor de cabeça fosse ver uma gambázinha armada protegendo o seu território”, disse o Chefe de Coordenadoria de Fiscalização Ambiental e Marítima, Leonardo Sandre.

Por:G1

Anúncios

RELATED ARTICLES
- Publicidade -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments