domingo, 21, abril 2024
spot_img
HomeCuriosidadesChuva de meteoros mais forte do ano acontece nesta semana

Chuva de meteoros mais forte do ano acontece nesta semana

A chuva de meteoro conhecida como Geminídeas terá o melhor momento de visualização aqui no Brasil na madrugada de terça para quarta-feira, por volta das 2 horas da manhã

Por: CNN

A melhor chance de ver a chuva de meteoros mais forte do ano acontece nesta semana. A Geminídeas, conhecida por meteoros brilhantes e intensamente coloridos, estão riscando o céu noturno desde o final de novembro, e a chuva atingirá o pico na noite desta terça-feira, de 13 para 14 de dezembro, segundo a American Meteor Society.

“Se você tivesse que definir uma (chuva de meteoros) como a melhor do ano, seria a Geminídeas”, disse Robert Lunsford, da sociedade. “Normalmente, de uma área suburbana, sob boas condições, você provavelmente poderia ver de 30 a 40 meteoros (em uma hora).”

Com céu claro e sem luzes brilhantes no caminho, a Geminídeas pode ter uma taxa de cerca de 120 meteoros visíveis por hora, de acordo com a Nasa. No entanto, não há como escapar do grande farol no céu que esconderá a maioria dos meteoros mais fracos este ano: a lua estará brilhando com 72% de plenitude, de acordo com a American Meteor Society.

“Ainda vai ser uma boa chuva, mesmo com a lua”, disse Bill Cooke, chefe do Meteoroid Environment Office da Nasa. “Encontre um céu decentemente escuro, encontre algo que bloqueie a lua, talvez um prédio ou uma árvore, e desvie o olhar da lua para o céu.”

O crescimento da Geminídeas

Observada pela primeira vez em meados de 1800, a chuva inicialmente tinha apenas 20 meteoros visíveis por hora, no máximo. Desde então, a Geminídeas reapareceu a cada ano, ficando cada vez mais forte em número. Na década de 1960, o evento ultrapassou a substancial Perseidas de agosto, que já foi a chuva mais forte, com taxas de 50 a 100 meteoros visíveis por hora.

Não está claro como a Geminídeas pode mudar no futuro próximo, disse Cooke, com alguns modelos indicando que a chuva aumentará de intensidade e outros estimando um declínio gradual nas próximas décadas.

A Geminídeas é única porque sua fonte é o asteroide 3200 Phaethon, enquanto a maioria das outras chuvas de meteoros nascem de detritos de cometas gelados. É por isso que o fluxo da Geminídeas pode ser imprevisível – porque é mais difícil modelar separações de asteroides, disse Cooke.

O asteroide 3200 Phaethon é incomum por si só, comportando-se como um cometa quando se aproxima do sol. Ele também tem uma órbita, que completa uma volta a cada 1,4 anos ou mais, que está mais próxima do sol do que qualquer outro asteroide. Quando o 3200 Phaethon está perto da Terra, o asteroide lança seus detritos empoeirados, daí a exibição da Geminídeas.

Como ver a chuva de meteoros

A Geminídeas estará acontecendo de 19 de novembro a 24 de dezembro, de acordo com a EarthSky, mas suas taxas de meteoros por hora começam a atingir dois dígitos depois de 10 de dezembro, disse Lunsford.

A Geminídeas será visível de todas as partes do mundo, mas para o Hemisfério Sul, é melhor ver no meio da noite, por volta das 2 da manhã.

De acordo com os dados da câmera de meteoros da Nasa, a chuva Geminídeas está entre as melhores para a produção de bolas de fogo, meteoros que são mais brilhantes que o planeta Vênus, perdendo apenas para a Perseidas, disse Cooke. Os maiores e mais brilhantes meteoros costumam ter uma cor esverdeada.

A iluminação da lua afetou a observação da Geminídeas nos últimos dois anos, mas a chuva de meteoros deve ocorrer durante uma lua nova em 2023, criando condições perfeitas de visualização.

“Quando você vê um meteoro queimar na atmosfera da Terra, você está vendo algo que está no espaço há muito tempo”, disse Cooke. “Do ponto de vista científico, ao estudá-lo, podemos aprender algo sobre o que compõe esses cometas. Para o observador casual, eles são belos fogos de artifício – chuvas de meteoros são fogos de artifício da natureza.”

A próxima e última grande chuva anual de meteoros de 2022 será a dos Ursidas, com pico na noite de 22 de dezembro, de acordo com a EarthSky.

Anúncios

RELATED ARTICLES
- Publicidade -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments