domingo, 21, julho 2024
spot_img
HomeLimeiraAcessibilidade: mudanças em estrutura facilitam acesso de cadeirantes para acompanhar shows do...

Acessibilidade: mudanças em estrutura facilitam acesso de cadeirantes para acompanhar shows do Limeira Rodeo Music

Antes do evento, recinto recebeu visita de associação em defesa das pessoas com deficiência.

Por: G1

Quem é cadeirante teve maior facilidade em assistir aos shows do Limeira Rodeo Music durante o primeiro final de semana do evento. Uma série de melhorias foi feita para facilitar tanto a locomoção dentro dos camarotes quanto a visão do palco na hora das apresentações.

Alguns dias antes da noite de abertura do evento, na última sexta-feira (17), o recinto recebeu a visita de representantes da Associação Integrada de Deficientes e Amigos (AINDA), de Limeira, para testar a acessibilidade em todos os espaços. O convite, feito pela organização da festa, teve o intuito de certificar se a estrutura estava adequada para a circulação de pessoas com mobilidade reduzida e identificar adaptações a serem providenciadas.

A visita contemplou o acesso do estacionamento, desembarque, acesso a espaços exclusivos montados dentro dos camarotes familiar e Privilege, além de áreas onde foram instalados os banheiros químicos adaptados.

“A luta pela acessibilidade é uma constante, não só em eventos, mas como num todo nas cidades. E inclusão, é importante destacar, não é só um espaço isolado para os cadeirantes, é todo um conjunto de ações. A organização da festa teve esse olhar sensível e foi incrível a atenção dada aos detalhes”, elogia Kedima Silva, gerente e representante do Ainda.

A associação, fundada em 1996 no município de Limeira, trabalha para promover a inclusão e igualdade de oportunidades para todas as pessoas com deficiência atendidas por ela. “A ideia do nosso trabalho é muito ampla, pois foca a promoção e melhoria da qualidade de vida dos atendidos, oferecendo serviços de convivência, fortalecimento de vínculo, reabilitação e habilitação na área de saúde, psicologia, fisioterapia e assistência social. Além disso, a instituição também atua no esporte, oferecendo aulas de dança, artesanato e atletismo para os atendidos”, detalha a gerente.

“Outra importante iniciativa da Ainda é a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A instituição trabalha em parceria com empresas locais para oferecer oportunidades”, completa Kedima.

A visita às instalações do evento foi guiada por Adão Barbosa, responsável pela montagem da estrutura. “Temos um olhar especial para a inclusão, mas quisemos nos certificar de que não havia nenhuma pendência”, afirma Barbosa, que na ocasião afirmou que providenciaria algumas melhorias sugeridas pelos convidados da Ainda. “Passamos algumas pequenas dicas, mas no geral foi realizado um trabalho muito bem feito e detalhista”, aponta Silva.

Fãs curtem show de Hugo e Guilherme no Limeira Rodeo Music — Foto: Paulo Henrique Marques/g1

Fãs curtem show de Hugo e Guilherme no Limeira Rodeo Music — Foto: Paulo Henrique Marques/g1

Opinião do público

Mas foi nos dois primeiros dias da festa que foi possível ter uma ideia da funcionalidade das estruturas. “Gostei muito! Vim em anos anteriores e era complicado tanto chegar, quanto ver o show. Hoje está ótimo, não tenho o que falar”, elogia a cadeirante Maria Isabel da Silva.

Clécio Ussuna, também cadeirante que assistia ao show de Hugo e Guilherme, reforça o coro.

“Está bem prática a locomoção e, principalmente, o espaço que nos reservaram para ver os shows. Temos que elogiar também a boa orientação dada aos funcionários que nos ajudaram a encontrar nossos lugares.”

Mas apesar de todas as adaptações, algumas pessoas apontaram alguns detalhes que poderiam ser alterados. Um cadeirante, que pediu para não ser identificado, destacou as melhorias dentro do recinto, mas frisou que a parte de estacionamento ainda trazia dificuldade para quem precisa chegar de cadeira de rodas. “O mato estava alto e também nem todos os funcionários lá de fora sabiam me orientar. Tomara que isso seja visto no próximo ano”.

A gerente do Ainda fez também uma observação importante no dia da visita guiada na última semana. “Apontamos que a porta para a chegada dos micro-ônibus ao evento ficasse mais perto da entrada. Também frisamos que uma maior divulgação desse importante espaço à população trouxesse mais pessoas com alguma limitação locomotiva. Como muitos deixam de ir a lugares com grande concentração de gente, seria importante que todos soubessem dessa importante iniciativa”, ressalta Kedima.

Público lotou arena do Limeira Rodeo Music na primeira noite — Foto: Paulo Henrique Marques/ g1

Público lotou arena do Limeira Rodeo Music na primeira noite — Foto: Paulo Henrique Marques/ g1

Soluções em andamento

Consultada pela reportagem, a organização do Limeira Rodeo Music destaca que a escolha do local para embarque e desembarque dos ônibus foi uma escolha da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos, e que já está em contato com o poder público para a resolução do problema.

“Vamos buscar um diálogo já nesta semana junto da municipalidade desse ponto ser colocado num local mais apropriado e também, se for necessário, faremos alguma adequação na parte interna dos estacionamentos para dar maior conforto a quem necessitar. Se não for possível para esse segundo final de semana da festa, fica como ponto de urgência para o Limeira Rodeo Festival de 2024”, afirma Renato Cassiano, advogado que representa a empresa Viola Show, responsável pelo festival.

Já a prefeitura, procurada pela reportagem, declarou que todos os cadeirantes que estiveram no recinto, nos primeiros dias da festa, foram transportados pelo Sistema Porta a Porta que os desembarcou dentro do recinto.

Ainda de acordo com a empresa responsável pelo transporte público no município, a Sou Limeira, os interessados em utilizar o serviço para a festa dos próximos dias podem fazer o agendamento pelo telefone (19) 97418-4728.

Limeira Rodeo Music

Os ingressos para o Limeira Rodeo Music podem ser comprados em pontos de venda ou pela internet (clique aqui). No site é possível visualizar o mapa dos setores e escolher a categoria de ingresso que deseja comprar.

  • Arena/arquibancada
  • Pista premium
  • Camarote privilege
  • Camarote golden open bar

Os valores podem aumentar dependendo do dia escolhido e do lote do ingresso. Também há opção de comprar o Passaporte, que dá direito a todos os dias do evento.

Programação

24 de março

  • Luan Santana
  • Ícaro & Gilmar

25 de março

  • Matheus & Kauan
  • Dennis DJ
Publicidade

RELATED ARTICLES
- Publicidade -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments