Seis alunos do Colégio Jandyra conquistaram medalhas de ouro e bronze da Olimpíada Brasileira de Robótica 2024, uma das maiores olimpíadas científicas do Brasil, com mais de 200 mil participantes de todo o país. A medalha de ouro nível 5 foi conquistada por Pedro Pinheiro Zaros, Luiza Gomes de Melo Matsuda, Sophia Salomão Rozenbaum e Vitor Teodoro da Silva. No nível 3, a medalha de ouro ficou para a aluna Sophia Bonk e, também no nível 3, o aluno Felipe Henrique Alves de Souza ficou com a medalha de bronze.
O aluno Pedro Pinheiro Zaros, do 2º ano do Ensino Médio, também foi convidado para participar de um minicurso oferecido pela OBR durante a Semana Olímpica Nacional da Olímpiada. O convite se deu porque Pedro conquistou maior pontuação no nível que ele participou. Apenas dois estudantes de São Paulo representaram o Estado no evento, que ocorreu de 12 a 16 de novembro, em Goiânia, e contou com estudantes de todos os estados brasileiros, além de estrangeiros que vieram da Espanha e Portugal.
O aluno conta que não imaginava a conquista do ouro e que assim que recebeu convite para o minicurso, aceitou imediatamente. Segundo ele, foram quatro dias de muito aprendizado onde ele pode ter contato com a robótica, aprender a montar os robôs, a manusear as peças e trabalhar com a programação, que é uma área que ele gosta muito. “Também pude ver muitas apresentações e competições de robótica. No evento só estavam os melhores do país e a sensação de ser selecionado para estar lá é indescritível. Foi uma honra representar a minha cidade, minha escola e o estado de São Paulo”, garante Pedro.
A professora de robótica do Jandyra, Anie Bonel, conta que a conquista dos alunos vem para coroar os esforços feitos no decorrer do ano. “A Olimpíada é uma competição que apresenta um grande desafio aos alunos, porque ela engloba não somente questões específicas de Tecnologia e Programação, como questões interdisciplinares, exigindo dos participantes um conhecimento completo de Matemática, Física, Biologia, Português e Inglês. Esse ano, conseguimos um número considerável de medalhas e as primeiras de ouro no Nível 5, que possuem duas fases. Essa conquista me faz acreditar que esse é resultado de vários anos de trabalho intenso na área de Educação Tecnológica”, destaca.