sexta-feira, 24, maio 2024
spot_img
HomeCuriosidadesSão Paulo recebe em shopping duas exposições imersivas sobre Frida Khalo e...

São Paulo recebe em shopping duas exposições imersivas sobre Frida Khalo e Banksy

É a primeira vez que as duas mostras estão reunidas em um único lugar

Por: CNN


Foi aberta nesta quarta-feira (1) no Shopping Eldorado duas exposições imersivas e interativas dos artistas Banksy e da mexicana Frida Kahlo.

De um lado, o street artist britânico que se esconde e preserva sua identidade à medida que conta uma história e passa mensagens contundentes de maneira misteriosa e direta.

De outro, a artista que fez de si a própria musa ao expor suas dores e mazelas de uma vida repleta de dramas, traumas e quebras de paradigmas, tornando-se um ícone feminista.

Pela primeira vez eles foram reunidos em um mesmo lugar. A exposição “Frida Kahlo – A vida de um Ícone” é uma biografia imersiva onde se passeia por seu universo e história de vida. Já a “The Art of Banksy: “Without Limits” convida o espectador a passar por cenários onde seus desenhos e mensagens ganham uma nova forma de interpretaçãO

Com valores que vão de R$ 45 a R$ 170, para cada uma das mostras, os ingressos já estão sendo vendidos separadamente no site da Eventim.

Mais de 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo

Depois de sucesso fenomenal na Europa, Austrália e Estados Unidos, a exposição de Banksy  ficará no Shopping Eldorado até 30 de abril de 2023.

São mais de 150 obras do artista, entre originais certificados, gravuras, fotos, litografias, esculturas, murais e instalações de video mapping, feitas especificamente para esta edição. Alguns de seus trabalhos foram cuidadosamente reproduzidos especialmente para a exposição a partir de sua técnica de estêncil.

Um documentário em vídeo oferece aos visitantes informações sobre a vida e a obra do artista genial, tudo apresentado em um único ambiente.

A mostra promove uma verdadeira imersão do público no universo do artista, cuja verdadeira identidade permanece uma incógnita. Há quem o considere um grande provocador, enquanto outros o aclamam como um gênio da arte, com obras vendidas por milhões de dólares.

Shopping recebe exposição sobre Banksy / Divulgação

The Art of Banksy: “Without Limits” foi um sucesso em várias cidades mundo afora, como Istambul, Amsterdã, Melbourne, Antuérpia, Berlim, Bucareste, Cluj, Budapeste, Riad, Viena, Varsóvia, Seul, Atlanta, Miami, Charlotte, Seattle, Santiago do Chile, Cidade do México e Bangkok. Mais de 1,3 milhões de pessoas já visitaram a exposição, que é famosa por ganhar uma montagem única em cada local, o que garante uma experiência inédita e inovadora.

Das obras do artista, fazem parte da mostra como “Gangsta Rat”, “Flying Copper”, “Kate Moss”, “Kissing Coppers”, “Monkey Queen”, “Bomb Hugger”, “Game Changer” e as icônicas e celebradíssimas “Flower Thrower” e “Ballon Girl”. As obras estarão distribuídas em 14 ambientes, incluindo uma sala dedicada à Ucrânia, com suas intervenções mais recentes feitas em uma área bombardeada na guerra com a Rússia.

Nessa seção, o público poderá ver um vídeo mostrando o drama dos refugiados ucranianos criado pela VVolunteer, plataforma de ação social e ajuda humanitária, que fechou uma parceria com a exposição para arrecadar doações para os refugiados da guerra na Ucrânia. Também haverá QR Codes espalhados pela sala, para o público que quiser doar e ajudar a causa.

Toda a ajuda arrecadada será destinada a um abrigo de refugiados da Guerra na Ucrânia onde a VV realiza ações periódicas na Polônia, o “Welcome Poland”, para a escola “Ad Meliora” que atende crianças refugiadas de guerra em uma região próxima à fronteira e para a equipe de voluntários que atua no Corredor Humanitário criado na zona de conflito para retirar civis, fornecer alimentos e prestar atendimento emergencial a regiões sitiadas.

Cores de Frida Khalo

Após grande sucesso na Europa e América do Norte e uma temporada de estreia em Salvador, onde teve que ser prorrogada devido ai enorme sucesso, a exposição imersiva “Frida Kahlo – A Vida de um Ícone” finalmente chega a São Paulo.

Esta é a maior exposição imersiva já criada em torno da vida e obra da artista mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, conhecida como Frida Kahlo (1907-1954). A mostra é composta por coleções de fotografias históricas, filmes originais, ambientes digitais, instalações artísticas, itens de colecionador e música original.

A obra de Frida Kahlo, uma das artistas mais influentes da história, transcendeu sua dolorosa e trágica existência, atravessou o tempo e a transformou em símbolo de força e resiliência, uma mulher revolucionária.

Frida transformou sentimentos dolorosos em arte. Sua figura marcante, legado artístico, declarações e as bandeiras e causas que defendeu na vida e na arte, fizeram com que seu nome e obra fossem conhecidas no mundo todo.

A exposição estreou no Brasil em outubro, em Salvador, sendo o maior sucesso da temporada baiana, com recordes de público depois de uma temporada em Barcelona. Agora finalmente a capital paulista vai receber a exposição aclamada em vários continentes.

Exposição sobre vida e obra de Frida Khalo, em São Paulo / Divulgação

A mostra se apresenta como uma biografia imersiva, que propõe uma jornada interativa através de 10 ambientes para contar a vida e apresentar a obra da pintora sem a necessidade de apresentar fisicamente suas obras originais.

A proposta inovadora explora a biografia da artista por meio de coleções de fotografias históricas, filmes, ambientes digitais, instalações artísticas, itens de colecionador, além de música originalmente criada para reproduzir os momentos mais relevantes da vida da artista.

Dentro de um espaço especialmente construído em uma área de 2.000 metros quadrados, em cerca de 90 minutos o visitante poderá percorrer diferentes espaços que simbolizam e recriam fatos marcantes da vida da artista como “O Instante”, holografia que reproduz o acidente de bonde que marcou sua vida para sempre com consequências irreversíveis.

Outro destaque será “O Sonho”, uma instalação que tenta reproduzir a imaginação e sentimentos de Frida durante a sua recuperação na cama, lugar onde criou grande parte de suas obras. A arte faz referência ao ciclo da vida da artista, nascimento e morte, saúde e doença.

Anúncios

RELATED ARTICLES
- Publicidade -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments