Começa neste sábado, 21 de setembro, a partir das 14h, a primeira edição do Festival de Curtas-Metragens ao Ar Livre de Limeira – Cinema no Parque. O evento, realizado no Parque Cidade, conta com a exibição de 32 curtas produzidos em várias partes do Brasil, divididos nas categorias Mostra Brasil, Interior SP e Universitário.
No primeiro dia do Festival serão exibidos 13 curtas. Entre os destaques do primeiro dia está a produção “Aquela Mulher” que narra uma noite na vida de três mulheres do subúrbio carioca. Entre elas está Camila, que só quer encerrar o expediente do seu restaurante falido e conseguir fechar as contas junto com Cintia, mas a dupla é surpreendida quando uma senhora chega e parece questionar todos os seus movimentos.
A programação segue no domingo, dia 22, a partir das 14h30, com a exibição da produção “Os Castores”, resultado da oficina de Introdução ao Audiovisual realizada na Escola Estadual Irmã Maria de Santo Inocêncio de Lima, no primeiro semestre deste ano. Logo em seguida, às 14h45, serão exibidos os nove curtas que fazem parte da categoria “Mostra Interior SP” e, às 17h, o público vai conhecer os 10 curtas da categoria “Mostra Universitário”.
Um dos destaques do último dia do Festival é o curta “Janelas da pele – entre o Alzheimer e a tatuagem”. A produção conta a história de um homem idoso, na leito hospitalar, internado em estado grave por COVID. Ele não se lembra de sua identidade por conta do Alzheimer em estágio avançado. Suas tatuagens despertarão cenas em sua memória que o levarão a uma viagem no tempo. Enquanto isso, seu neto Pedro, aguarda sua recuperação no corredor do hospital.
Os vencedores do Festival serão escolhidos pelo público. A votação será durante o evento por meio de um QR Code que estará disponível no Parque Cidade. Os ganhadores receberão troféus e prêmios em dinheiro.
OFICINAS CULTURAIS
Além da exibição dos curtas, o Festival conta também com uma programação que inclui oficinas culturais. No sábado, dia 21, a partir das 14h, será realizada a oficina “Curta: experimentação com celular”, com Thierry Vasques, de Rio Claro.
Neste mesmo dia, às 15h, será promovida a oficina “Criação artística: brinquedos ópticos”, com Beatriz Buck e Leticia Provinciatto. O diferencial desta atração é que ela será acessível em libras.
O Festival é promovido pela produtora audiovisual Beatriz Buck e conta com recursos providos pela Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.