Adaptação de clássico de Shakespeare está em cartaz aos sábados e domingos, às 15:00, no Teatro das Artes (Shopping Eldorado), em São Paulo.

Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado por teatro e pelos múltiplos sentimentos vividos ao vivo. Se não bastasse isso, o que mais me emociona é quando vejo esta forma de arte sendo apresentada para novas gerações e sua magia sendo mantida.

Seguindo esta linha de raciocínio, foi com muita alegria que recebi a notícia de uma adaptação de Shakespeare para o público infanto-juvenil, ainda mais com a presença de uma grande artista que amo tanto (que falarei mais pra frente neste texto).

Em uma versão lúdica, “Sonho de Uma Noite de Verão” se inicia com o Duque Teseu, que se prepara para casar com Hipólita. Antes do casamento, Teseu é chamado para resolver uma disputa amorosa envolvendo a romântica Hérmia (Beatriz Galoro) e o seu pai Egeu, pois ela ama Lisandro (Mau Fiori), mas ele tem a ideia de forçá-la a casar-se com Demétrio (Pietro Alonso). Diante deste impasse, Lisandro propõe à sua amada que ambos fujam de Atenas, ela concorda e conta o seu plano à sua amiga Helena (Juliana Akemi), que morre de amores por Demétrio. Com isso, Helena acaba informando-o da fuga, a fim de ficar sozinha com ele na floresta.

Os quatro então entram em uma floresta povoada por elfos, fadas e outros seres encantados. Ao mesmo tempo, Oberon (Vinny Guimarães), O Rei dos Duendes, arma com o elfo Puck (Eduardo Martins), um plano envolvendo uma flor mágica, que fará com que qualquer pessoa se apaixone pelo primeiro ser que vir pela frente, com a intenção de pregar um peça na rainha das fadas Titânia (Francis Helena Cozta) e sua fada corte Flor de Ervilha (Anna Luiza Cuba). Porém, Puck arma uma enorme confusão, fazendo com que todas as paixões pela magia sejam surpreendentes e levando a situações bem inusitadas.

Os atores Eduardo Martins e Anna Luiza fazem excelentes trocas em cena.

Logo no início, o espetáculo já mostra ao que veio, com a Anna Luiza entrando nos fundos do teatro e interagindo com as crianças presentes na plateia. Interação, inclusive, é a palavra mágica da peça e a Anna faz isso com maestria, as crianças já ficam encantadas logo de cara com ela e ficam atentas com o desenrolar da história.

Eduardo Martins e Beatriz Galoro também são dois grandes destaques, ele por seu timing cômico muito bom e pela interpretação magistral ao fazer um personagem amigo do público e ela com toda a sua carga visceral de emoções, chamando a atenção do público mais velho que esteja acompanhando a peça.

Juliana Akemi e Beatriz Galoro estão perfeitas em seus papeis e mostram um nível altíssimo de atuação no espetáculo.

Agora, retornarei ao início do texto e fazer menção à artista que simplesmente rouba a cena e me fez ter orgulho de ser fã. Juliana Akemi se entrega de uma forma tão bela à sua personagem que me emociona, ela está tão bem em seu papel que, por mais que seja uma história ficcional e de fantasia, a impressão que me deu é de que a Helena realmente existia.

Todo o elenco de “Sonho de Uma Noite de Verão” com seu diretor e idealizador da adaptação, Luccas Papp

O cenário e a trilha sonora também merecem os nossos aplausos, dando um clima medieval muito interessante e, em especial, os 20 minutos finais trazem dois números musicais incríveis e que fazem valer toda a peça. Neste momento, a Ju (me permitam ser parcial e chamar esta artista sendo eu um fã) arregaça com um controle vocal maravilhoso, quem for assistir irá se surpreender.

Muitas referências também para os outros atores e atrizes da produção, comandada por Luccas Papp, que soube de maneira muito assertiva fazer uma adaptação de um clássico dos clássicos.

Além de excelente qualidade, o espetáculo também já é sucesso de público

“Sonho de Uma Noite de Verão” está em cartaz em São Paulo no Teatro das Artes (Shopping Eldorado), sempre aos sábados e domingos às 15:00. Além da bilheteria do teatro, os ingressos também poderão ser adquiridos pelo Sympla.

Diante de tamanha qualidade, digo que a peça é necessária não apenas para crianças, mas também para amantes de teatro de todas as idades. E como é sempre necessário dizer: viva a arte!

Direção Geral e Adaptação: Luccas Papp

Elenco: Anna Luiza Cuba, Beatriz Galoro, Eduardo Martins, Gabriel Tite, Juliana Akemi, Lucas Corrêa, Mau Fiori, Pietro Alonso, Ricardo Koch Mancini, Victor Lazzari, Vidgóy e Vinny Guimarães
Atriz Convidada: Francis Helena Cozta
Stand-ins: Jack Silva e Priscila Cammarosano

Assistência de direção: Letícia Monezi
Desenho de luz: Gabriele Souza
Direção Musical: Kelly Martins
Figurino: Thaís Boneville
Cenografia: Luccas Papp
Visagismo e caracterização: Rhaissa Samas
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes.
Produção Executiva: Giulia Martins e Guilherme Bernardino
Assistência de Produção: Richard Lake
Realização: LPB Produções

Gostou do post? Entre na página do blog no facebook (https://www.facebook.com/MundoCultural/?fref=ts)  e divulgue para os seus amigos. Curta também a página, nos siga no instagram (@culturalmundo) e fique sabendo de tudo sobre o blog, além de conteúdos exclusivos.