segunda-feira, 22, julho 2024
spot_img
HomeUncategorizedGRUTA DA PAZ - Conheça a história do famoso monumento Limeirense.

GRUTA DA PAZ – Conheça a história do famoso monumento Limeirense.

📰A gruta começou a ser construída em 1919 por iniciativa do ex-prefeito Alberto Ferreira, que na verdade, encomendou ao artista italiano Octávio Monti um coreto.


O projeto arquitetônico da gruta retrata um castelo medieval, com um labirinto traçado sobre a cúpula. Sua construção reproduz desenhos com inúmeras representações antigas como as que aparecem em moedas gregas de Knossos, que eram utilizadas entre o século I a.C. e VI a.C.

Muito se fala sobre a sua simbologia. Para compor a sua estrutura, foram trazidos quatro tipos de pedras da fazenda Caieira, que segundo o escritor Paulo Cavazin, representam as quatro raças humanas e foram conservadas em seu estado bruto para manter a essência do homem. 

Tanto no interior, quanto na parte externa, a gruta é repleta de referências religiosas. A gruta também traz semelhanças com a Gruta da Natividade, onde nasceu Jesus Cristo. De sua base até o topo, tem 33 degraus, o que seria uma referência a idade de Jesus quando crucificado. 

Ao redor do monumento, há 12 componentes, entre portas e janelas, que fazem alusão aos 12 apóstolos e aos 12 signos do zodíaco. Cavazin destaca que as características de templo se fazem presentes na edificação, como a abside (grande salão sob a cúpula) e a nave principal (ou basílica) que está dividida em conformação de cruz. 

No alto da cúpula há uma mandala e no centro uma pequena pedra circular, na qual são apoiadas todas as outras pedras. 
No decorrer da obra, o projeto original sofreu sucessivas alterações, a pedido do ex-prefeito. O arquiteto, por sua vez, começou a ficar descontente com as interferências em seu trabalho e acabou abandonando a obra. 

Após a sua conclusão, a gruta sofreu sucessivas modificações, até chegar ao formato que conhecemos hoje. Entre os anos de 1946 e 1967 funcionaram no interior da gruta um bar, um café e uma bomboniere. Reformada em 1990, ela teve seu exterior revestido de pedras e o interior reforçado com tijolos. A gruta possui dois andares, e na parte superior é possível apreciar a vista da Praça Toledo Barros, onde está localizada.
RELATED ARTICLES
- Publicidade -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments