Por Guilherme Callegari
Fogo e Sangue
Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão. A história de Fogo e sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.
O Cavaleiro dos Sete Reinos
Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron.É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas, tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo.É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos. As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de “As Crônicas de Gelo e Fogo” a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.
A Guerra dos Tronos : As Crônicas de Gelo e Fogo
A guerra dos tronos é o primeiro livro da série best-seller internacional “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que deu origem à adaptação de sucesso da HBO, “Game of Thrones”.
O verão pode durar décadas. O inverno, toda uma vida. E a guerra dos tronos começou. Como Guardião do Norte, lorde Eddard Stark não fica feliz quando o rei Robert o proclama a nova Mão do Rei. Sua honra o obriga a aceitar o cargo e deixar seu posto em Winterfell para rumar para a corte, onde os homens fazem o que lhes convém, não o que devem… e onde um inimigo morto é algo a ser admirado.
Longe de casa e com a família dividida, Eddard se vê cada vez mais enredado nas intrigas mortais de Porto Real, sem saber que perigos ainda maiores espreitam a distância.
Nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região e nas Cidades Livres, o jovem Rei Dragão, exilado na Rebelião de Robert, planeja sua vingança e deseja recuperar sua herança de família: o Trono de Ferro de Westeros.
A fúria dos reis: As Crônicas de Gelo e Fogo
Um cometa da cor de fogo e sangue corta os céus e da antiga cidadela de Pedra do Dragão às costas áridas de Winterfell, reina o caos.
Em “A Fúria dos Reis”, seis facções disputam o controle de uma terra dividida e o direito de ocupar o Trono de Ferro de Westeros – e estão dispostos a encarar tempestades, levantes e guerras para isso.
Nesta história, irmão trama contra irmão e os mortos se levantam para caminhar pela noite. Aqui, uma princesa se disfarça de menino órfão, um cavaleiro se prepara para encarar uma pérfida feiticeira e bárbaros descem das Montanhas da Lua para saquear os campos.
Em um contexto de incesto e fratricídio, alquimia e assassinato, a vitória será dos homens e mulheres que possuírem o mais frio aço… e o mais frio coração, pois quando se desperta a fúria dos reis, a terra inteira treme.
A tormenta de espadas: As Crônicas de Gelo e Fogo
O futuro de Westeros está em jogo, e ninguém descansará até que os Sete Reinos tenham explodido em uma verdadeira tormenta de espadas.
Dos cinco pretendentes ao trono, um está morto e outro caiu em desgraça, e ainda assim a guerra continua em toda sua fúria, enquanto alianças são feitas e desfeitas. Joffrey, da Casa Lannister, ocupa o Trono de Ferro, como o instável governante dos Sete Reinos, ao passo que seu rival mais amargo, lorde Stannis, jaz derrotado e enfeitiçado pelas promessas da Mulher Vermelha.
O jovem Robb, da Casa Stark, ainda comanda o Norte e planeja sua batalha contra os Lannister, mesmo que sua irmã seja refém deles em Porto Real. Enquanto isso, Daenerys Targaryen atravessa um continente deixando um rastro de sangue a caminho de Westeros, levando consigo os três únicos dragões existentes em todo o mundo.
Enquanto forças opostas avançam para uma gigantesca batalha final, um exército de selvagens chega dos confins da civilização. Em seu rastro vem uma horda de terríveis criaturas místicas – os Outros: um batalhão de mortos-vivos cujos corpos são imparáveis.
O Festim dos Corvos: As Crônicas de Gelo e Fogo
Há séculos os sete grandes reinos de Westeros se enfrentam em amargas disputas, batalhas e traições. Agora, com Joffrey Baratheon e Robb Stark fora da jogada e lordes insignificantes competindo pelas Ilhas de Ferro, a guerra que devorou o continente parece ter finalmente chegado ao fim.
No entanto, como após todo grande conflito, não demora para que os sobreviventes, os bandidos, os renegados e os carniceiros avancem para disputar o espólio dos mortos. Por toda Westeros os lordes se agitam, formando alianças e fazendo planos, enquanto nomes conhecidos e desconhecidos se apresentam para tomar parte das danças políticas.
Todos precisam lançar mão de suas habilidades e poderes para encarar os tempos de terror que se aproximam. Nobres e plebeus, soldados e feiticeiros, assassinos e saqueadores devem arriscar suas fortunas e suas vidas, pois em um festim de corvos, muitos são os convidados ― e poucos os sobreviventes.
A dança dos dragões: As Crônicas de Gelo e Fogo
É outono em Westeros e a Guerra dos Cinco Reis parece finalmente entrar na reta final. Stannis Baratheon se instala no Norte e jura conquistar o apoio dos senhores da região para continuar sua luta pelo trono, embora seja atrapalhado pela invasão de homens de ferro em grande parte da costa.
Na Muralha, Jon Snow é eleito o 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite, mas inimigos o cercam de todos os lados, tanto na Patrulha quanto para além da Muralha. Enquanto isso, Tyrion Lannister atravessa o Mar Estreito rumo a Pentos, sem objetivos definidos, sem aliados e cada vez mais sem opções.
Na Baía dos Escravos, Daenerys Targaryen conquista a cidade de Meereen e decide ficar e governá-la, praticando as habilidades de liderança que serão tão necessárias quando partir para Westeros. No entanto, sua presença já foi notada por muitos senhores nos Sete Reinos, e das Ilhas de Ferro e de Dorne, de Vilavelha e das Cidades Livres, emissários estão a caminho, querendo se unir à sua causa e, se possível, usá-la para os próprios fins.
Em todos os cantos conflitos ganham vida e traições vêm daqueles mais próximos. Guerreiros, selvagens, nobres e escravos – todos têm pela frente um longo inverno, enquanto destino, ambição e política ditam o ritmo da dança mais perigosa de todas.
Por Guilherme Callegari
Essa é uma parceria do “Mundo Cultural” com o blog “O Espectador Rabugento”
Gostou do post? Entre na página do blog no facebook (https://www.facebook.com/MundoCultural/?fref=ts) e divulgue para os seus amigos. Curta também a página, nos siga no instagram (@culturalmundo) e fique sabendo de tudo sobre o blog, além de conteúdos exclusivos.