Era dia 02 de Maio de 2023, quando as gravações do projeto “MTV Ao Vivo: Jota Quest” foram encerradas. Produzido pelo mestre Liminha e dirigido pela fera Joana Mazzucchelli, o show foi proposto para celebrar os 10 anos da banda, com uma trajetória repleta de sucessos que estão marcados na história do Pop Rock Nacional.
Antes do disco, o Jota Quest já havia lançado quatro projetos de estúdio e todos com grande sucesso comercial e de crítica, com uma mistura de Rock, Pop, Soul e algumas pitadas de blues também. Foi em 2003 que esta união de ritmos e estilos musicais foi consagrada com muito louvor para mais de 80 mil pessoas na Praça do Papa em Belo Horizonte, o local de gravação do DVD.
Revendo o show, percebo que o público já estava no pique antes do espetáculo começar, com uma energia que não se esgotou em nenhum momento do setlist, pulando a todo instante e cantando a plenos pulmões vários hinos. Talvez seja por isso que gosto tanto de um disco ao vivo, ainda mais gravado com toda essa interação da banda com as pessoas, como se nos transportássemos para aquele momento todas as vezes em que escutamos o CD ou vemos o DVD.
Há vários momentos em que a banda arrasa e fica até difícil de escolher um só. Por isso, tomei a liberdade de destacar alguns: a trinca de ouro com “Na Moral”, “As Dores Do Mundo” e “Encontrar Alguém”, o dueto com Arnaldo Antunes em “Tanto Faz” (com batidas eletrônicas que ornaram muito bem com o show), a performance de “O Que Eu Também Não Entendo” (a melhor música do Jota, na minha opinião), um solo espetacularmente incrível de Marco Túlio Lara em “Fácil”, um arranjo bem “swingado” em “Por Mim e Por Você” e a finalização com “De Volta Ao Planeta”.
PJ é um dos maiores baixistas do Brasil, Marco Túlio está em momentos de glória neste show com uma guitarra visceral, Márcio Buzelin é um exímio tecladista, Paulinho Fonseca se entrega de corpo e alma na batera e o mestre Rogério Flausino apresenta uma excelente performance vocal. Claro que em todo DVD, há correções e gravações adicionais de sonoridades em geral em estúdio, mas o que dá para se constatar é que a banda sabe comandar um grande concerto.
Também preciso aplaudir Rodrigo Bento (saxofone), Toninho (trombone) e Jorge Ceruto (trompete), o trio de metais convidado pela produção para o show, além dos vocais de apoio Play e Thalles Roberto (sim, o renomado cantor Gospel).
São 18 músicas no total para ninguém botar defeito, com todos os clipes disponíveis no YouTube para cantar, rever e fazer uma ótima festa com toda a família. Afinal, é Jota Quest!!
Gostou do post? Entre na página do blog no facebook (https://www.facebook.com/MundoCultural/?fref=ts) e divulgue para os seus amigos. Curta também a página, nos siga no instagram (@culturalmundo) e fique sabendo de tudo sobre o blog, além de conteúdos exclusivos.