Que Rita Lee é atemporal, isso todos sabem! Mas com sua partida, o que foi ainda mais percebido é como ela coleciona vários hinos compostos por sua genialidade, a maioria em parceria com seu grande companheiro e músico Roberto de Carvalho. Para reforçar seu legado, resolvi fazer uma singela homenagem e tentar cumprir com uma missão quase impossível: listar as suas 15 melhores músicas, na minha opinião.
- 15º: A Gripe do Amor
Com um arranjo bem dançante, no estilo discoteca, Rita compôs esta canção para o seu álbum “Balacobaco” (2003) e faz referência à música “Vírus do Amor”, composta para seu disco de 1985, Rita e Roberto.
- 14º: Hino dos Malucos
Também presente no disco Balacobaco (2003), esta música faz referência à Balada do Louco, clássico dos Mutantes (primeira banda em que Rita Lee teve projeção nacional), só que nesta, o rock é mais progressivo e também há o sarcasmo característico da cantora que te divertirá. Uma curiosidade é que uma das compositoras desta canção é Fernanda Young, renomada roteirista e que foi muito fã de Rita.
- 13º: Desculpe o Auê
Um pedido de desculpas mais singelo feito em nome do amor, com uma delicadeza que Rita também tinha, o que torna tudo ainda mais mágico ao escutar esta canção. Destaco a versão feita para o Acústico MTV, em um dueto com a belíssima Paula Toller.
- 12º: Ovelha Negra
Um dos maiores hinos do rock nacional, onde Rita desabafa sobre os padrões impostos para as mulheres em sociedade e como o mais importante é seguirmos sendo quem somos. Inclusive, na gravação original há um icônico solo de guitarra de Luis Carlini.
- 11º: Banho de Espuma
Um pop bem balançante do disco Saúde de 1981, com muitas pitadas latinas e de disco music, com a pegada que só a Rita com o Roberto poderiam imprimir. A letra traz novamente a inteligência da cantora em trazer um humor muito sagaz e que rompeu muitas barreiras em uma época difícil para a liberdade brasileira.
- 10º: Agora Só Falta Você
Conheci esta canção primeiramente através do acústico e quando conheci a sua versão original, me apaixonei ainda mais por ela, com um rock bem ritalístico e viradas de bateria sensacionais! A letra então, é maravilhosa e traz novamente o empoderamento feminino em destaque.
- 9º: Eu e Meu Gato
Considero esta música uma das mais bem humoradas da Rita, com uma letra que sempre dou risada quando a escuto. A primeira gravação traz um ritmo mais lento e a versão do acústico é um pouco mais acelerada, com o destaque de Roberto de Carvalho tocando um teclado lindamente!
- 8º: Flagra
Eu simplesmente amo as rimas que são colocadas nos versos desta canção, com um rock muito bem humorado, como se fosse uma crônica da vida cotidiana. Gosto também do solo de guitarra colocado no arranjo e é sempre uma honra escutar este clássico da rainha e também atrai um público mais juvenil. Destaque também para a capa maravilhosa do disco em que a canção está dentro.
- 7º: Papai me Empresta o Carro
Esta foi a primeira música que escutei da Rita, através do disco acústico já mencionado algumas vezes neste texto. A parceria com os Titãs caiu como uma luva e a harmonia vocal ficou excelente, além de um slide guitar comandado pelo Beto, filho da cantora. Apesar de não ser nada infantil, a letra também consegue chamar a atenção de uma parcela mais jovem de fãs, atraindo todas as idades. Sempre quando eu escutar esta gravação, terei boas lembranças, pois a memória afetiva é muito especial.
- 6º: Orra Meu
Um dos rocks mais disruptivos da cantora, “Orra Meu” finaliza o disco de Rita Lee lançado em 1980, como um recado que ela quis dar para o início daquela década e que se encaixa perfeitamente nos dias hoje, mostrando como ela continua sendo atemporal.
- 5º: Bem Me Quer
Presente no mesmo disco mencionado acima, “Bem Me Quer” é uma canção que traz o que o pop rock nacional tem de melhor: personalidade, um ritmo que ninguém fica parado e letra muito bem construída. Inclusive, a trajetória do rock brasileiro se confunde com a trajetória de Rita Lee e é por isso que ela é única! Coloco como destaque a apresentação que ela fez com a também saudosa Gal Costa na década de 80, para um “Som Brasil Especial”, exibido pela TV Globo, uma performance visceral!
- 4º: Lança Perfume
Talvez um dos maiores hits da cantora e talvez uma das músicas mais incríveis da história da música popular brasileira, “Lança Perfume” é um pop dos bons, com uma letra simplesmente genial! Também destaco o arranjo maravilhoso que não envelheceu em momento algum, como se tivesse sido feito hoje.
- 3º: Saúde
Um hino da positividade brasileira, para todos buscarem o melhor de si mesmas e desejarem o nosso bem mais precioso: saúde! O solo de guitarra introdutório é maravilhoso e é um ótimo cartão de visitas do disco homônimo lançado em 1981.
- 2º: Coisas da Vida
Poesia pura, um arranjo lindíssimo e a voz de Rita na sua melhor forma! Essa é “Coisas da Vida”, uma canção que me toca o coração profundamente e que traz um encadeamento de palavras que mostra novamente o porquê ela é uma letrista irretocável e porquê é muito agradável essa música, um verdadeiro deleite!
- 1º: Jardins da Babilônia
A maior música da Rita, a mais especial, a mais incrível! Eu simplesmente sou apaixonado por “Jardins da Babilônia” e tudo nesta canção é perfeito: uma letra repleta de ironias e cinismos maravilhosos e uma guitarra impecável, com direito a um rifle circense, isto é, quando ela canta “Pegar fogo nunca foi atração de circo”, logo em seguida é tocado um rifle que todo espetáculo de circo já escutou.
O legado da padroeira da liberdade foi, é e sempre será o seu maior tesouro deixado aqui na Terra! Agora ela está em um novo plano, mas tenho certeza que continua vibrando luz, amor e muita música para todos, pois mais e mais gerações ainda terão o privilégio de escutar Rita Lee!
PS: você pode escutar todas estas canções em uma playlist exclusiva no Spotify, basta acessar este link.
Gostou do post? Nos siga no instagram (@culturalmundo) e fique sabendo de tudo sobre o blog, além de conteúdos exclusivos.