Lançado em 1993, este disco se tornou o maior sucesso da carreira de Maria Bethânia, com mais de um milhão de cópias vendidas, e está disponível em todas as plataformas digitais.

Geralmente, quando chega perto do Natal uma das preocupação de algumas famílias é qual trilha sonora colocar durante a ceia ou a celebração como um todo, que possa agradar a todos ou pelo menos criar um ambiente musicalmente super agradável. Pensando nisso, escutei recentemente um disco que se encaixa como uma luva para este período!

“As Canções Que Você Fez Pra Mim” foi lançado pela diva Maria Bethânia em 1993 e se resume a uma linda homenagem a uma das maiores duplas da música brasileira: Roberto e Erasmo Carlos. A ideia do disco foi da gravadora Polygram / Philips, sendo que ele foi produzido pelo grande Guto Graça Mello, que também fez o clássico “Lança Perfume” da Rita Lee, e o repertório escolhido à dedo por Bethânia.

Os arranjos feitos especialmente para este disco são simplesmente irretocáveis, parece que montados sob medida para uma das maiores artistas do mundo, que soube utilizar toda a sua arte vocal e performática para grandes clássicos de Roberto e Erasmo, até alguns lados B que ficaram incríveis na interpretação dela.

O álbum abre muitíssimo bem, com a sua faixa título, “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, com uma interpretação suave e ao mesmo tempo tão poderosa de Bethânia que faz com que essa versão seja para muitos a definitiva! O arranjo de cordas é belíssimo e gosto demais da forma como a bateria marca o tempo da canção.

Já na sequência, vem mais duas pedradas: “Olha”, com a exata ternura que a música pede, e “Fera Ferida”, que foi tema da novela de mesmo título , feita por Aguinaldo Silva também em 93. A orquestra separada para esta gravação está divina, pois não é meramente um arranjo complementar, mas um pilar fundamental para o andamento da canção, com versos entoados por Bethânia de maneira magistral.

Outros destaques do álbum, que apresenta 11 faixas, são: “Palavras” (um lado B de Roberto & Erasmo que muitos conheceram na voz de Bethânia), “Detalhes” (que ganha um arranjo mais elaborado, comparado o da versão original gravada por Roberto), “Eu Preciso de Você” (com uma linha melódica que ficou lindíssima nos graves e rouquidão da cantora) e “Emoções” (que traz a força característica de Bethânia, que imprimiu uma personalidade ainda mais intensa nesta composição).

“As Canções Que Você Fez Pra Mim” também rendeu um ótimo disco ao vivo, com aqueles shows que só Maria Bethânia sabe fazer: um verdadeiro espetáculo! É por isso que indico que com este repertório, sua playlist poderá fazer uma ótima companhia para o seu natal, criando um ambiente leve e perfeito para quem deseja apreciar uma obra de arte musical.

Gostou do post? Nos siga no Instagram (@culturalmundo) e fique sabendo de tudo sobre o blog, além de conteúdos exclusivos.