Até que enfim o tricolor das Laranjeiras espantou a má sorte que vinha tendo em sorteios, o Fluminense vinha tendo dificuldades logo de cara nos sorteios dos campeonatos, foi assim na Libertadores inclusive, caindo em um grupo conhecido como “Grupo da morte”, com direito a dois colombianos, que além de fortes times há uma viagem longa e cansativa, além dos problemas políticos no país atualmente, e o River Plate da Argentina, um time que nos últimos anos vem figurando como candidato a levar a competição, e sempre está pelo menos nas semifinais.
Mas o Fluzão tirou de letra a fase de grupos da Libertadores, calou os críticos que desde o início do ano passado desdenham do Fluminense, houve quem dissesse que não precisaria colocar time titular na Libertadores, pois já estava eliminado. Pois então, o tricolor carioca se classificou como líder do seu grupo, com direito a goleada em cima do temido River Plate dentro da casa deles, no aniversário do clube. Um time de guerreiros, fazendo jus aos jargões do torcedor.
A aflição acabou com o sorteio de hoje, enfrentará o Cerro Porteño/PAR, um time bem trinado desde o ano passado pelo ex-lateral Arce, figura sempre nas fases eliminatórias da Libertadores, mas não anda passando das quartas de final nos últimos anos. Apesar de ser um time com camisa tradicional no continente, não é o adversário que bota medo nos brasileiros há algum tempo. Com o Fluminense não é diferente.
Todos sabemos que o tricolor não é um dos favoritos ao título, mas tem um elenco mesclado entre experientes como Nenê, Cazares, Abel Hernández, Bobadilla e Fred, com jovens promissores como Caio Paulista, Kayky e o zagueiro Nino. Essa mistura vem dando bons frutos ao tricolor, fez com que o time se classificasse para a fase de grupos da Libertadores via Brasileirão, com um elenco de baixo investimento e pouca expectativa. A partida contra os paraguaios do Cerro nunca foi nem será fácil, mas é uma equipe que também não é favorita ao título, o que em tese colocaria as duas equipes em igualdade. Porém, o Fluminense joga em um campeonato muito mais disputado que o Paraguaio, e vem dando resultado, foi assim inclusive na fase de grupos dessa Libertadores, onde o Fluminense pegou o grupo mais complicado e o Cerro um dos grupos mais fáceis, onde era favorito desde o início junto ao Atlético Mineiro.
Pela questão de expectativa, as duas equipes são parelhas, mas quando analisamos o cenário por completo, o nível de enfrentamento e os jogadores das duas equipes, percebemos um favoritismo médio para grande do tricolor carioca.
Pra cima fluzão!